segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

10 dicas para ter uma vida saudável




incluir castanhas na rotina alimentar está na lista

Por Renata Demôro
Levar uma vida saudável é a melhor forma de afastar doenças cardiovasculares, obesidade e até câncer. Mas você sabe o que fazer para manter a saúde em dia? A seguir, confira algumas dicas simples e eficazes:
  • 1
    Inclua castanhas na rotina alimentar
    “CASTANHA DE CAJU, nozes e amêndoas possui baixo índice glicêmico, o que significa que não alteram os níveis de insulina no sangue e provocam sensação de saciedade. Também são fontes ricas em fibras, ferro, vitamina E e selênio, mineral importante para o bom funcionamento da tireoide”, diz a a nutróloga Liliane Oppermann. Para aproveitar tudo que as castanhas têm de bom, sem exagerar nas calorias, Liliane recomenda a ingestão de 2 castanhas-do-pará, 3 castanhas de caju, 2 nozes ou 5 amêndoas (escolha apenas uma das opções).
    Confira receita de creme de castanha de caju com shitake trufado
  • 2
    Reduza a ingestão de sal e aumente o consumo de água
    Além de favorecer o inchaço de pernas, pés, barriga e outras regiões do corpo, o excesso de sal pode comprometer a saúde. “A retenção de líquidos provocada pelo consumo exagerado de sal sobrecarrega o coração, rins e vasos sanguíneos e também pode levar à hipertensão”, explica a médica Liliane Oppermann. A nutróloga recomenda a ingestão de 2 litros de água. Leite, água de coco e sucos podem ajudar a alcançar esse patamar, mas o ideal é que a água pura seja a principal fonte.
    Retenção de líquidos: saiba como evitar o problema
  • 3
    Não pule o café da manhã
    O café da manhã diário é necessário para nutrir o organismo. “É o momento em que o corpo está ávido por nutrientes, já que passou 7 ou 8 horas em jejum, durante o sono. O organismo precisa de energia para começar o dia, além de vitaminas e sais minerais. Se uma pessoa comer fruta no café da manhã, seus nutrientes serão mais bem aproveitados do que antes de dormir”, orienta a nutróloga Liliane Oppermann. Um café da manhã saudável evita o consumo de calorias extras ao longo do dia. Sem a primeira refeição, o organismo passará a manhã sem energia e a fome também virá com mais intensidade ao longo da tarde.
    Confira dicas para deixar o café da manhã mais gostoso
  • 4
    Pratique exercícios físicos regularmente
    Os exercícios físicos devem fazer parte da rotina, inclusive, de quem não precisa perder peso. Uma simples caminhada diária pode melhorar o humor e afastar doenças do coração. De acordo com cardiologista Rogério de Moura, coordenador do serviço de cardiologia do Hospital Balbino, “para proteger o coração, o ideal é praticar exercícios durante 45 minutos a 1 hora, 5 vezes por semana”. Para quem não gosta de academia, o médico recomenda caminhar pelo quarteirão, na praia ou em parques verdes. Outra opção é buscar aulas que fujam do convencional.
    Suspension Cores: saiba mais sobre a aula que queima 500 calorias
  • 5
    Mantenha os ovos na dieta
    Antes considerado inimigo do coração, o ovo entrou na lista dos alimentos importantes. Ele é rico em colina, nutriente que protege a memória e combate a fadiga. A gema ainda contém antioxidantes, como zinco, ferro, selênio e vitaminas A e E. Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, ele pode ser consumido diariamente por quem não come carne, desde que não seja frito. Já para os carnívoros, a recomendação é ingerir até 3 ovos por semana.
    Aprenda a fazer ovos ao forno
  • 6
    Uma taça de vinho, pode. Exagerar no álcool, não.
    O álcool em excesso pode sobrecarregar o fígado, além de trazer problemas de concentração, aumentar a frequência dos batimentos cardíacos e irritar a mucosa do estômago, podendo causando gastrite e úlcera. Por outro lado, o vinho pode fazer bem para a saúde. Além de evitar infartos e derrames cerebrais, o consumo de 250 ml de vinho tinto, todas as noites, reduz os níveis do hormônio estrogênio, que é conhecido por aumentar os riscos de desenvolvimento de câncer de mama.
    Dieta do champanhe: bebida faz bem à saúde e ajuda a emagrecer
  • 7
    Evite o refrigerante, inclusive nas versões diet ou light
    Os refrigerantes diet e light podem ter poucas calorias, mas são ricos em outras substâncias que também podem fazer mal ao organismo, como sódio, corantes e conservantes. “Os adoçantes empregados na composição dos produtos light e diet - geralmente ciclamato, sacarina e aspartame -  também não são os mais saudáveis”, orienta a médica Liliane Oppermann.
    Os 10 piores alimentos alimentos para o corpo
  • 8
    Coma um jantar leve, mas coma
    A prática de não comer nada no fim do dia não é saudável. Como o corpo ficará horas sem receber nenhum nutriente, durante o sono, dormir de barriga vazia pode gerar uma fome desproporcional no café da manhã.  Para um jantar leve e nutritivo, Liliane Oppermann dá a dica: “Para pessoas que costumam fazer 6 refeições diárias, que incluem lanche da manhã, da tarde e ceia, além de almoço e jantar, recomendo um grelhado com salada crua, meio prato de legumes e uma porção de arroz integral”.
    Confira receita de saladas mornas
  • 9
    Faça boas escolhas no supermercado
    A nutróloga Liliane Opperman lista as melhores escolhas para um cardápio saudável: “A aveia contém vitaminas do complexo B e fibras, que evitam picos de insulina; o azeite extravirgem é rico em vitaminas D e E, além de gorduras boas para o coração; o iogurte contém cálcio para ossos fortes e probióticos, que atuam na regularização da função intestinal; o salmão é rico em proteínas e ômega-3, que protege o coração; o chá verde é rico em polifenois, que estimulam o metabolismo, previnem cáries nos dentes e obesidade e vegetais crucíferos, como brócolis, nabo e couve-flor que, além de fibras, contém I3 carbinol, um fotoquímico que mantém células cancerosas à distância”.
    Saiba mais sobre os benefícios da aveia
  • 10
    Não conte as calorias gastas na esteira
    A maioria das esteiras e bicicletas ergométricas possui contador de calorias, mas nem nas mais modernas essa contagem é confiável. “Aquela informação nunca será precisa. É preciso relacionar muitos fatores para chegar a esse resultado, que não pode ser pasteurizado para todos os alunos. Movimentar os braços durante a caminhada na esteira, por exemplo, aumento o gasto calórico em 10%, mas não é possível contabilizar esse gasto através do aparelho. Para alcançar seus objetivos, o melhor é conversar com o profissional”, explica o treinador físico Ricardo Wesley.
    Academia: 7 erros que você não quer cometer


    Fonte: GNT Globo (Clique Aqui!)

Potencial de produtos do Piauí poderia ser melhor aproveitado, diz economista

Notícias do Piauí


domingo, 29 de janeiro de 2012 • 09:51


Por Nayene Monteles

Apesar dos avanços no saldo da balança comercial do Piauí de 2010 para 2011, em que houve um aumento de 22,7% nas exportações, os produtos típicos do estado poderiam ser melhor aproveitados. É o que afirma o economista da Fundação Cepro, Manoel Moedas. 

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o Piauí encerrou o ano de 2010 com um déficit de aproximadamente 60 milhões de dólares. Já de janeiro a dezembro do ano passado, o saldo da balança comercial foi positivo, com um superávit de mais de seis milhões de dólares. 

“O saldo da balança comercial é positivo quando as exportações são maiores que as importações. Enquanto que em 2010 compramos mais que vendemos, no ano passado foi o contrário”, explica Manoel. 

No entanto, o economista afirma que o potencial de exportação de produtos típicos do estado poderia ser melhor aproveitado. A castanha do caju, por exemplo, que era considerado um dos fortes produtos de exportação não ficou entre os três primeiros na pauta de vendas este ano. Segundo Manoel, o estado do Ceará exportou no ano passado mais castanha de caju do que todas as exportações do Piauí no mesmo ano. 

“Até alguns anos atrás a castanha de caju era um dos principais produtos de exportação. O Ceará exportou muito mais, sendo que não é o forte do estado. A questão ainda mais intrigante é que o cearense pega a castanha aqui, leva para lá, beneficia, industrializa e exporta”, explica o economista. 

Manoel acredita que a falta de indústrias que realizem o processamento da castanha de caju no Piauí é o principal entrave para o beneficiamento do produto. Para ele, uma das soluções seria a união das iniciativas pública e privada. “Se tivesse investimento privado e público poderíamos ter indústrias que beneficiassem a castanha e aumentaríamos as exportações”, avalia.

Ainda para o economista, apesar das exportações do grão de soja ter aumentado em 100%, sendo o principal produto da pauta de exportações do Estado em 2011, há ainda questões a serem melhoradas. Ele explica que o Maranhão não tem tanta plantação de soja como o Piauí e exportou cerca de 590 milhões de dólares do produto no ano passado. Um valor bem acima do Piauí, que exportou 90 milhões. 

“Há ainda a suspeita de que uma parte do grão de soja exportado do Maranhão saia daqui, porque eles não têm tanta plantação quanto o nosso estado”, acrescenta. 

O mesmo acontece com o mel, que fechou o ano de 2011 como o terceiro produto na pauta de exportações do Piauí. “O mel daqui rendeu cerca de 11 milhões de dólares, sem dúvida um avanço,  mas o Ceará rendeu quase isso também, sendo que eles nem tem tanta tradição assim com o produto. Ainda mais se levarmos em conta que a gente é o 2º maior produtor de mel do país”, finaliza.

Fonte: Portal AZ (Clique Aqui!)

domingo, 29 de janeiro de 2012

Veja o que já colocamos em nosso cabeçalho ! Qual a sua sugestão para o próximo ?



Primeiro Cabeçalho


Estou fadado a desaparecer devido a falta de política pública eficaz que venha trazer alento a nós produtores e que nos tire das mãos de um sistema perverso que sobrevive às custas de nosso trabalho

---------------------------------------------------------------------------------

Segundo Cabeçalho



Estávamos prestes a desaparecer, mas esta ameaça está sendo debelada, devido as decisões rápidas e objetivas de nosso Governador Cid Gomes em atender os pleitos de nossa classe. A rapidez na execução destas decisões é o que fará a diferença, unamo-nos todos para salvamos nosso setor. Nossa meta: dobrar a média de produtividade anual de 182 kg/ha para 364 kg/ha em 5 anos. Resultados é o que interessa ao Governador, aos industriais e a nós produtores.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Terceiro cabeçalho



Governador Cid Gomes, Vossa Excelência já fez uma pesquisa para saber o que o Produtor de Caju realmente necessita ? Nossa sugestão é fazer uma pesquisa, contratando um instituto independente,  com pelo menos 1.500 Cajucultores e com base nesta pesquisa, serem criadas políticas públicas e aplicados recursos de acordo com nossas maiores necessidades por ordem de prioridade. Desta forma não há perigo de errar !



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quarto cabeçalho


De que adianta ter a melhor tecnologia do mundo em Cajucultura e não ser aproveitada aqui ? Devemos implantar algumas Fazendas Modelos EMBRAPA, pelo menos 3 (três) em cada pólo de produção. Estaremos aplicando toda a tecnologia de adubação e tratos culturais. Outros países estão fazendo isso, e nós ?

---------------------------------------------------------------------------------


Quinto cabeçalho



"O Brasil reúne todas as condições geográficas, logísticas, tecnológicas, financeiras e humanas para, em dez anos, exportar o equivalente a US$ 500 milhões com a ACC e outros produtos do caju. Basta considerar este como um agronegócio bilionário, que gera resultados econômicos e sociais e que exige gestão estratégica, execução, proatividade, profissionalismo, inovação social e tecnológica e continuidade das políticas públicas. Só assim se evitará mais uma década perdida.


João Pratagil Pereira de Araújo"



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sexto Cabeçalho



Qual será a meta de produtividade por hectare para a Cajucultura cearense ? E em quanto tempo queremos alcançar ? Assinado: Zé do Caju



Sétimo Cabeçalho



"    Você escreve aqui !                                      "