quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ministério libera recursos para reposição de mudas de caju



Dentre os projetos a serem executados estão a reposição da mudas de caju e a aquisição de câmaras frias





Durante visita ao município de Picos no último sábado (25), o secretário do Desenvolvimento Rural, do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Castro, anunciou o repasse de R$ 1,9 milhão para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), para que esta desenvolva ações junto aos agricultores que tiveram suas plantações afetadas pela estiagem naquela região. Dentre os projetos a serem executados estão a reposição das mudas de caju e a aquisição de câmaras frias para que os produtores acondicionem o fruto e possam vendê-lo com um preço agregado.
“Queremos ampliar esse polo tão importante de produção do caju no Estado, gerando emprego e renda para a população. Além de repor as mudas que foram perdidas com a estiagem, ainda estaremos incentivando novos produtores rurais a ingressar no ramo”, ressalta Sérgio Castro. Segundo ele, a visita ao município de Picos e comunidades vizinhas foi motivada pelo desejo do Ministério da Integração Nacional em fazer o reconhecimento da área de produção e processamento do caju no Piauí, visando fortalecer a cajucultura na região, além de melhorar os arranjos produtivos locais.
Além da política de reposição das mudas, o representante do Ministério da Integração estima que os produtores também devam receber o hidrogel, caso as experiências com esse novo produto sejam exitosas. O governador Wilson Martins explica que o produto trata-se de uma substância líquida que consegue absorver o que tiver de umidade ao redor da planta para transformar em água para a sua sobrevivência. A experiência está sendo desenvolvida com 200 mudas de caju na região de Picos. A partir do resultado alcançado será feito um planejamento para encontrar a melhor forma de fornecer a tecnologia aos agricultores familiares que sofrem todos os anos com as consequências da seca.
“Daqui a 60 dias já queremos estar com os resultados dessa experiência em mãos. No entanto, eu já autorizei a liberação de recursos para que a Secretaria de Desenvolvimento Rural possa fazer um projeto piloto em outras regiões. Assim teremos uma experiência mais sólida durante o inverno, que é a época em que todo mundo quer plantar caju”, explica Wilson Martins.
Na oportunidade, o governador levou o representante do Ministério da Integração para conhecer fábricas de suco de caju, uma mini-fábrica de cajuína, assim como um viveiro de produção de clones de cajueiro anão precoce e a Casa Apis, onde puderam acompanhar alguns dos processos realizados para que a colheita seja efetivada, bem como a finalização do processo de industrialização do mel e do caju, os quais são transformados em subprodutos para comercialização.

Fonte: Site do Governo do Piauí (Clique Aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !