domingo, 22 de julho de 2012

Vai dar banana na Copa 2014




Mariola produzida pela agricultura familiar do ES vai ser ofertada nas cidades-sede dos jogos durante o evento

por Globo Rural On-line

Editora Globo

Formada por produtores de base familiar, a agroindústria de Alegoria, em São José do Calçado, no extremo Sul do Espírito Santo, foi selecionada para o programa Talentos do Brasil Rural (TRB) para fabricar mariola, um doce tradicional brasileiro feito com banana. O quitute será ofertado nas cidades-sede dos jogos de futebol da Copa das Confederações 2013 e na Copa 2014, durante as competições. 

No total, 82 empreendimentos selecionados dentro do programa terão seus produtos comercializados em hotéis, bares e restaurantes. 

“Nossa associação tem cerca de 110 famílias e a produção de doces é uma tradição da região. Começamos timidamente e com os apoios recebidos melhoramos nossa infraestrutura. Agora, estamos com disposição de ampliar ainda mais”, ressalta o presidente da Associação Esperança Viva, que reúne os agricultores de Alegoria, Expedito de Rezende. Segundo ele, a produção vai passar de cinco para vinte toneladas mensais. 

Profissionais da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) do Espírito Santo, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da prefeitura e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estiveram na associação para ajustar novos investimentos que serão necessários para fortalecer o trabalho na agroindústria.


Divulgação/Leo Junior/Seag
O doce é produzido na Associação Esperança Viva, em São José do Calçado (Foto: Divulgação/Leo Junior/Seag)

Segundo o prefeito de São José do Calçado, José Carlos de Almeida, a associação derruba o mito de que o artesanal não tem qualidade. 

A Esperança Viva passou por uma vistoria técnica para avaliar as adequações necessárias para a sequência dos trabalhos. Dois pontos já estão definidos que é o cumprimento das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a fabricação de produtos de origem vegetal e a regularização fiscal do empreendimento.

A meta é concluir todo o processo de adequação em 2012 para que a agroindústria esteja apta a oferecer as mariolas durante a Copa das Confederações, em 2013. 
Talentos do Brasil Rural

Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o programa conta também com a parceria dos ministérios do Turismo (MTUR), do Meio Ambiente (MMA), do Sebrae e da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ). O projeto valoriza a identidade cultural das regiões brasileiras e insere as famílias participantes no mercado nacional. Todos os empreendimentos são produzidos por agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, organizados em associações e cooperativas.
Fonte: Revista Globo Rural (Clique Aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !