quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cajucultura desperta interesse de visitantes da Fenagro-BA


28/11/12 - 10:35 

Cajucultura desperta interesse de visitantes da Fenagro-BA


Os técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), Osvaldo Costa Miranda, Mary Ferreira de Souza e Antônio José Nascimento, trouxeram para a Bahia, mudas de caju anão precoce, para desenvolver um projeto com a cultura para a região de Ribeira do Pombal, com a implantação da primeira Unidade de Observação desta espécie. A idéia surgiu quando a turma conheceu o trabalho de melhoramento genético de caju, realizado pela Embrapa há 19 anos, em Pacajus, no Ceará.

Como relata Osvaldo Miranda, as mudas foram avaliadas para conhecimento da sua capacidade produtiva e de adaptação à região semiárida da Bahia. Comprovada a sua adaptabilidade, precocidade e produtividade, foram reproduzidas pela EBDA e, hoje, representam uma parcela significativa da produção de caju, no Estado.

Com tais qualidades, foi rápida a disseminação do material disponibilizado pela EBDA, que continuou a pesquisar sobre a cultura, visando materiais mais produtivos, precoces e de qualidade, buscando atender às demandas dos agricultores baianos. “Com as novas variedades desenvolvidas, inclusive aqui na Bahia, pela EBDA, produzimos, em Ribeira do Pombal, mais de 60 mil mudas, por ano, atendendo pedidos de agricultores de toda a Bahia”, afirma Miranda.

Disponibilidade na Fenagro

Na Fenagro 2012, que acontece até o próximo domingo (02), no Parque de Exposições de Salvador, a cajucultura se destaca no estande da Cadeia Produtiva da Fruticultura, onde é procurada por agricultores e pessoas interessadas, muitas vezes, em apenas ter um ou mais cajueiro em seus quintais, jardins e sítios, para desfrutar da beleza da planta e do saber de um bom caju.

No estande, os técnicos da EBDA, além de disponibilizar mudas de variedades apropriadas para consumo – mais doces e sem tanino (pigarro) -, explicam todo o processo de produção da cultura, desde a produção de mudas, por enxertia, até os tratos culturais, colheita e comercialização. “Na Fenagro, a maior procura de mudas vem da parte de pessoas das áreas urbanas, que desejam um cajueiro no jardim ou no pomar, que disponibilize um bom fruto para degustar”, explicou o técnico que complementou: “as mudas de caju da EBDA, oferecem a qualidade procurada, com frutos bonitos, muito doces e sem pigarro. Por isso somos tão procurados”.

Fonte: SEAGRI - BA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !