Produto típico da região, o caju fornece itens variados na pauta econômica do Ceará |
O passeio ciclístico “Caju Bike”, que percorrerá durante a manhã de domingo a distância de 20 quilômetros entre o Centro da Capital e o Museu do Caju, em Caucaia, marcará as comemorações do Dia da Caju, celebrado no último dia 12.
A concentração dos ciclistas ocorrerá a partir das 7h30min na Praça do Ferreira. A saída está programada para as 8 horas. Para participar é necessário doar um quilo de alimento não perecível, que será trocado por um kit com camiseta e bonés do evento, além de um cupom para sorteiro de brindes que ocorrerá quando da chegada da comitiva no Museu do Caju. Os alimentos arrecadados serão doados a uma instituição filantrópica.
Aos que desejem participar e não possuem equipamento próprio, a organização do evento disporá de bicicletas para aluguel no valor de 15 reais.
Ao longo do passeio, será explicado aos ciclistas a lei que instituiu o Dia do Caju, os benefícios da Cajucultura e os projetos cearenses atualmente voltados à agricultura da fruta. Também serão homenageadas as empresas cearenses que se ocupam do cultivo do alimento.
Durante o percurso os ciclistas vão passar pelas Avenidas Duque de Caxias, Mister Hull, pela Lagoa do Tabapuá, pela Avenida Dom Almeida Lustosa e bairros do Parque Guadalajara, em Caucaia.
Durante todo o trajeto do “Caju Bike” os ciclistas terão o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, das Autarquias Municipais de Trânsito de Fortaleza e Caucaia e da Polícia Rodoviária Estadual. Além disso haverá um ônibus de apoio aos participantes.
A comemoração Dia do Caju no dia 12 de novembro foi instituído pela Assembleia Legislativa do Ceará no ano passado. Para festejar a data, a ONG Caminhos de Iracema organizou o passeio ciclístico. O coordenador do evento, Gerson Linhares, detalha que durante o passeio será explicado aos ciclistas toda a cultura do caju. “Abordaremos o contexto sócio-cultural, a agronomia, a parte técnica do cultivo da fruta e os produtos artesanais que são feitos a partir dela”.
Linhares diz ainda que após a chegada dos ciclistas no Museu do Caju haverá degustação dos produtos de caju produzidos no local.
Museu do Caju
O Museu do Caju é um espaço sócio cultural e turístico inaugurado em 2007. Está localizado no município de Caucaia, no parque Guadalajara. Lá são produzidos produtos artesanais de caju.
Dicas
Para pedalar com segurança, o ciclista deve:
1. Fazer a manutenção de seu equipamento. Observe a conservação dos freios e correias da bicicleta. Se necessário, procure uma oficina.
2. Usar roupas confortáveis para praticar o exercício. Leve consigo água e alguma bebida isotônica para recuperar os nutrientes perdidos durante o percurso.
3. Usar equipamento de segurança. Joelheiras, cotoveleiras e capacete são muito importantes para preservar a integridade física do ciclista durante o percurso.
4. Estar atento à movimentação da via. Sinalize sua bicleta com luzes pisca alerta e esteja atento aos carros e motos.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O “Caju Bike”, passeio ciclístico que percorrerá 20 km de Fortaleza até Caucaia, foi organizado pela ONG Caminhos de Iracema e marcará o Dia do Caju, comemorado em 12 de novembro.
Serviço
Passeio Ciclístico Caju Bike
Quando: Domingo, 18/11
Onde: Concentração às 7h30min na Praça do Ferreira, em Fortaleza.
Saída às 8 horas da Praça e chegada às 11 horas no Museu do Caju, em Caucaia.
Logística do evento: Os participantes deverão levar um quilo de alimento não perecível para inscrever-se. No ato da inscrição o alimento será trocado por um kit com boné, camiseta do evento e um cupom para participar de sorteios de brindes quando a comitiva chegar ao Museu do Caju.
Aos que não possuem equipamento próprio haverá bicicletas disponíveis para aluguel. O custo é de 15 reais.Telefone: (85) 3227.2687
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante para nós, participe !