segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Passeio ciclístico festeja dia do caju e pede valorização




CAJU BIKE 19/11/2012

A mobilização teve como objetivo valorizar o caju e promover a cultura em torno da fruta. O Museu do Caju, em Caucaia, foi o ponto de chegada

·          
FOTOS DEIVYSON TEIXEIRA
Dezenas de pessoas participaram do passeio de bicicleta, que percorreu ruas e avenidas de Fortaleza. O ponto de chegada foi o Museu do Caju, em Caucaia, na Região Metropolitana

Dezenas de pessoas participaram ontem do 1º Passeio Ciclístico “Caju Bike”. Organizado pela ONG Caminhos de Iracema, o evento, que marca o Dia do Caju (12 de novembro), objetiva dar mais visibilidade ao Museu do Caju, em Caucaia. O museu foi o local de chegada dos ciclistas. 

“O passeio é parte da luta em prol da valorização e promoção do caju, que é um produto nosso e fonte de muitos nutrientes e muita saúde. Por isso, resolvemos pedalar”, diz o idealizador da iniciativa, o turismólogo e educador Gerson Linhares.

Ele explica que, hoje, mais de 50 empresas no Ceará trabalham com o beneficiamento do fruto, capaz de oferecer mais de 150 opões de alimentos, como cajuínas, sucos e doces. “Mas já tivemos muito mais empresas. Falta estímulo ao pequeno produtor, faltam valorização e promoção do caju”, reforça Gerson.

O Museu do Caju, existente desde 2007, além de levar mais conhecimento sobre a fruta para quem o visita, foi também pensado como projeto social para atender as comunidades das adjacências, principalmente do Conjunto Ceará e da Grande Jurema. Atualmente, 38 pessoas, entre idosos e deficientes físicos, estão envolvidas em atividades de artesanato e produção de alimentos, o que lhes garante uma renda extra na lojinha que existe no espaço.

“Queremos agregar valor ao caju, que é nosso, do Brasil, do nordeste. Um valor, não apenas agrário, mas cultural, de dança, de folclore, e turístico também. Nesses hotéis por aqui, não se encontra uma cajuína para tomar. É pra isso que a gente quer chamar atenção”, explica o turismólogo.

O museu surpreendeu o vendedor Gilcleiton de Sousa, 40 anos, que soube do passeio ciclístico pelas redes sociais. “A gente mora aqui e não conhece. Da próxima vez, quero trazer meu filho”, diz.

Gerson promete mais mobilizações. “Não vamos parar de chamar atenção para o caju”, promete.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA

O 1º Passeio Ciclístico “Caju Bike” saiu às 8 horas da Praça do Ferreira e percorreu 20 quilômetros até Caucaia, parque Guadalajara, no Museu do Caju. No local, houve degustação de vários produtos feitos com a fruta
Serviço

Museu do Caju
Onde: Parque Guadalajara, Caucaia. 
Informações: 3237 2687
Sara Rebeca Aguiarsararebeca@opovo.com.br

Fonte: O Povo (Clique Aqui!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !