sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Cajucultores piauienses vendem castanhas de cajú para a Itália




Cajucultores piauienses vendem castanhas de cajú para a Itália













A Central de Cooperativas de Cajucultores do Estado do Piauí,
Cocajupi, e a cooperativa Chico Mendes, localizada na cidade de Modena na Itália, realizaram acordo comercial para exportação de castanha de caju.

A Cocajupi exportará 180 caixas de castanha de caju, cada caixa com 232 quilos, sendo comercializadas por mais de R$ 120 mil, para a cooperativa italiana.

Há mais de um ano a Cocajupi exporta castanha de caju para a Itália, sendo a quinta remessa para exportação. A negociação é realizada devido a conquista da Certificação Comércio Justo, Fairtrade pela entidade.

Os requisitos para ingressar no Comércio Justo são responsabilidade social, sustentabilidade e competitividade dos empreendimentos do setor de agronegócio. Entre os benefícios da certificação está o prêmio repassado aos produtores que fazem parte dessa modalidade de comércio.

A empresa certificadora FLO audita as organizações, analisando se os critérios foram cumpridos, para que recebam o certificado de Comércio Justo, Fairtrade. Essas empresas são acompanhadas por consultores do Sebrae, capacitando, orientando e apoiando para melhorar os critérios a serem avaliados.

Esse certificado permite que os agricultores melhorem seu negócio e possam investir também no comércio exterior, tendo novas oportunidades para vender seus produtos, possibilidade de pré-financiamento e preços justos e estáveis.

“Os produtores de caju que fazem parte da Cocajupi, não ficaram parados com o problema da estiagem, sempre procuraram implementar a exportação, apesar dos valores mais altos devido à estiagem conseguiram exportar e abastecer o mercado nacional e já estamos com grandes perspectivas de negócios” afirma a gestora do Projeto de Fruticultura do Sebrae no Piauí, Geórgia Pádua.

Fonte: Portal AZ em 07/12/2012 (Clique Aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !