segunda-feira, 9 de abril de 2012

Polo de Caju é o 13º a ser implantado no Estado do Espírito Santo. Propostas têm dado bons frutos


ATÉ O ESPÍRITO SANTO ESTÁ IMPLANTANDO CAJU, E AQUI NO CEARÁ ? QUANDO AS COISAS VÃO MUDAR ?


O Espírito Santo ganhou mais um polo de frutas. Agora é a vez do caju. A proposta é implantar o projeto em Pedro Canário e Conceição da Barra, no Norte do Estado. Com essa nova proposta, já somam 13 polos de frutas no Estado: abacaxi, acerola, banana, coco anão, goiaba, manga, mamão, maracujá, morango, uva, tangerina e laranja.

Com apenas 0,5% do território brasileiro, o Estado impressiona pelo agronegócio expressivo. São mais de 80 mil hectares de área em produção no Estado. Isso se traduz em 1,3 milhão de toneladas produzidas, 60 mil empregos diretos e uma renda superior R$ 600 milhões para os fruticultores.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o Espírito Santo possui uma localização privilegiada e clima propício ao cultivo de várias frutas consumidas dentro e fora do Brasil.

"Os investimentos tecnológicos e a criação de parques industriais, voltados à produção de polpa de fruta e suco, têm gerado bons efeitos na economia do Estado, como novos empregos e oportunidades para os pequenos produtores rurais", afirma Bergoli.

A produção frutífera é destinada ao mercado in natura e ao industrial. Uma grande parte dos produtores já está vendendo as frutas produzidas para os programas de compra da produção da agricultura familiar.

"Nos polos há um controle da produção, com técnicos especializados, dando as orientações necessárias ao plantio e alertando para o uso de defensivos. Além disso, há capacitação dos agricultores familiares", ressalta o coordenador do Programa Estadual de Fruticultura, Dalmo Nogueira. 


Caju


O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou na última quinta-feira, em Pedro Canário, uma reunião técnica com produtores e outros profissionais interessados em investir no plantio comercial da fruta.

A partir desse primeiro encontro, o Incaper vai organizar o cadastramento dos produtores interessados em ingressar no Polo de Caju. Os interessados devem procurar os escritórios do órgão de Conceição da Barra e de Pedro Canário.

Fonte: Gazeta On-Line (Clique Aqui!)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !