sexta-feira, 15 de junho de 2012

A cajucultura do RN pede "socorro"



Mais uma categoria de produtores pede "help" ao governo Rosa e às autoridades competentes. Dessa vez, são os produtores de caju e castanha que cobram incentivo à cajucultura, como melhor assistência técnica e criação de novas tecnologias. 


O grito de alerta vem dos produtores responsáveis pela exportação de 135,2 milhões de dólares em 2011.  Só a castanha de caju movimentou 50,2 milhões de dólares e ficou com a segunda posição na pauta externa. 

Apesar de tanto potencial, uma questão primordial na atividade do caju necessita ser revista: Trata-se do baixo preço recebido pelo produtor. O seu empobrecimento resultou na incapacidade de realizar novos investimentos”, alertou o deputado Gustavo Fernandes propositor de audiência pública para discutir o problema. 

Eles  são unamines no quesito "não existe assistência técnica" e na ausencia dela o setor entra em curva decrescente com relação a produção.  

 “Aliado a isso tudo, o preço baixo pago pelo mercado ao nosso produtor, que já sofre atualmente com essa seca devastadora, prejudica muito o setor”, ressaltou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira.

De acordo com o IBGE,  o Nordeste responde por 100% da produção nacional de caju e o Ceará, Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte são os principais produtores.

Fonte: Blog da Rosalie Arruda (Clique Aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !