quinta-feira, 7 de junho de 2012

Picos sedia o 9º Caju Nordeste





Foto: Divulgação
Caju

O senador Wellington Dias registrou em plenário nesta terça-feira, 05, a realização, na cidade de Picos, no centro-sul do estado, da 9ª Caju Nordeste, no período de 28 de junho a 1º de julho de 2012. O Estado do Piauí tem a segunda maior área plantada de caju do Brasil.


O evento é um seminário técnico, realizado anualmente em polos produtores de caju situados na Região Nordeste do Brasil, com o objetivo de contribuir com a organização, a modernização e o desenvolvimento da cadeia produtiva da cajucultura. "O cultivo do caju é tão importante na minha região que durante quatro ou cinco meses do ano muitos agricultores do Nordeste têm o caju como principal fonte de renda. Isso porque o cajueiro é uma planta que resiste à seca e produz justamente quando mais falta água", declarou o senador.

Grandes temas de interesse para o desenvolvimento da cajucultura piauiense serão tema de palestras, debates e encontros de planejamento durante o Caju Nordeste. Especialistas do Ministério da Agricultura e Agropecuária orientarão sobre como é possível acelerar o encaminhamento de soluções para questões como o registro de produtos agropecuários, especialmente os derivados do pedúnculo e da castanha de caju; o zoneamento agrícola de risco climático da cultura do cajueiro no Estado do Piauí; a padronização, certificação e identificação geográfica da cajuína; o controle fitossanitário do cajueiro, com foco no controle do oídio e da mosca branca.

Também estão listados como temas de destaque a discussão sobre o consórcio do cajueiro com a apicultura, a economia solidária na cajulcultura e apicultura como instrumento de geração e renda, a organização e gestão de minifábricas de beneficiamento de produtos do caju e a produção de mudas enxertadas de cajueiro anão precoce.
No Piauí, são quase 200 mil hectares destinados à cultura do caju, o que coloca o estado em segundo lugar no ranking da cajucultura brasileira. "Estima-se que uma média de 40 mil estabelecimentos agrícolas desenvolvam a cajucultura no Piauí. Por meio de associações e cooperativas, os produtores vêm aprimorando técnicas, priorizando a produção para beneficiamento da castanha, principalmente a in natura", ressaltou Wellington Dias.

Mais informações sobreo evento: http://www.cajunordeste.org.br/

Fonte: Site do Senador Wellinton Dias (Clique Aqui!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !