sexta-feira, 15 de junho de 2012

Pesquisador participa de debate sobre Cajucultura no RN



12/06/2012 | 10:14
 
Foto: João Gilberto
João Maria

Nesta segunda-feira (11), o coordenador de produção vegetal e fruticultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), João Maria Pinheiro de Lima, participou de Audiência Pública na Assembleia Legislativa para debater a situação do cultivo do caju no estado. A discussão foi promovida pelo deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB).

Durante o debate foi exposto a situação da Cajucultura no RN, uma das principais fontes de exportações do Nordeste, e que passa por problemas como a estiagem e a baixa produtividade do fruto. Com a produção caindo, o mercado externo acaba ganhando força e, consequentemente, prejudicando os produtores locais.  No Rio Grande do Norte o quilo da castanha é vendido por R$ 1,40 enquanto que a importada chega aqui, em média, a R$ 2,19.

João Maria, que na ocasião também representou o Secretário Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca Betinho Rosado, ressaltou que o Governo do Estado está desenvolvendo projetos que visam a profissionalização do pequeno produtor, além de novas tecnologias que ajudem no avanço da cultura no RN.

Ainda participaram do debate Elano Gomes Pinto, da associação de produtores de Severiano Melo o presidente da Associação dos Cajucultores do Ceará João Batista de Carvalho o vice presidente da Federação da Agricultura do Ceará Normando Soares o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte José Vieira e o gestor de projetos do SEBRAE, Lecy Carlos Gadelha.



Fonte: EMPARN (Clique Aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !