O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flavio Viriato de Saboya Neto, não se cansa enquanto não conseguir que o Ministério da Agricultura ,Pecuária e Abastecimento - Mapa, libere em caráter emergencial um fungicida a base de enxofre,para controle químico d a praga do oídeo no cajueiro,testado pela Embrapa Agroindustria Tropical,no Ceará em colaboração com a Ematerce e o Instituto Emater
do Piauí.
Semana passada ele participou de uma audiência com o Ministro do Mapa,Mendes Ribeiro Filho, acompanhado do senador Eunicio Oliveira tratando do assunto. Anteriormente ele já havia reivindicado oficialmente a solução para o problema junto ao Secretario de Defesa Agropecuária do Mapa,a quem entregou pessoalmente a solicitação após receber pedido da Associação dos Produtores de Caju do Estado do Ceará-Ascaju, que teme uma grande perda na safra deste ano, haja vista que os pomares estão sendo infestados pela praga do oideo, que deixa o caju ressecado sem possibilidade de comercialização e a castanha atrofiada porque a seiva não passa para o caju, causando ainda aborto de floração.
O ministro prometeu agilizar a solução junto a Anvisa. A maior preocupação e porque as aplicações devem ser realizadas no inicio da floração. A Confederação Da Agricultura e Pecuária do Brasil também esta envolvida no pleito,através da sua Comissão Nacional de Fruticultura, destacou Flavio Saboya.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FAEC - Jornalista Silvana Frota
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante para nós, participe !