Os cajueiros do Estado do Ceará, por conta de doença que está atacando a plantação, estão acumulando um prejuízo de, no mínimo, 50% para os cultivadores do caju. O alerta foi dado pelo diretor Financeiro do Instituto Caju Nordeste, Afonso Aquino, acrescentando que a praga está atingindo não só as árvores existentes no Ceará, mas em toda a região nordestina. A praga – explica Afonso -, conhecida como oídio, ataca as flores do cajueiro, principalmente o fruto que fica manchado e com tamanho diminuído, tirando o valor nutricional e no caso de venda do fruto acontece uma queda no rendimento econômico. “Nós precisamos combater essa praga para que ela não se alastre no Nordeste”, adverte.
EM BUSCA DE SOLUÇÃO
Aquino informa que já existe um remédio para combater essa praga que é um feito à base de enxofre. Por outro lado, disse que é preciso o Ministério da Agricultura fazer a liberação dele para que possa ser aplicado no combate à doença do cajueiro. Por conta disso, ele foi a Brasília para tratar do assunto junto ao Ministério da Agricultura. Ainda em Brasília, ele manterá contatos com outros órgãos federais em busca de recursos para a realização de seminários estaduais que repassarão, por sua vez, a sistemática do trato com cajueirais e seu consequente aumento de produção através de novas modalidades. Esses seminários também exporão cuidados com a saúde dessas árvores, combatendo algumas doenças como o oídio.
O Instituto foi convidado para fazer um evento no Piauí, mais precisamente em Picos, que é uma região altamente produtora de caju.
Fonte: Iguatu Net (Clique Aqui!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante para nós, participe !