segunda-feira, 19 de março de 2012

Conselho do Caju da Tanzânia, rejeita reivindicações dos comerciantes indianos

Notícias da Tanzânia





Por Felix Lazaro, O Cidadão Repórter 

A Índia está culpando a Tanzânia pela redução drástica na importação de castanha de caju, alegando que o produto é leiloado por um preço elevado, o Conselho de Castanhas de caju Tanzânia (CBT) está disputando as reivindicações.

O conselho de Dar es Salaam, o gerente da agência, Sr. Mumi Ayubu, disse que não havia nenhuma verdade nas denúncias formuladas por empresas indianas.

 "Pode haver problemas com informações sobre os preços de castanha de caju. Estamos preocupados com os intermediários que são usados ​​por comerciantes indianos para comprar a safra ", disse Ayubu

Ele disse, ainda, que os comerciantes indianos não tiveram nenhum contato direto com a diretoria, portanto, caíram nas mãos de atravessadores que usam esta brecha para especulação na commodity.Segundo o Sr. Ayubu, em maio do ano passado, o conselho decidiu aumentar o preço de porta de fazenda de cada kg de castanha de caju de 800 Xelins (R$ 0,90) para 1.200 Xelins (R$ 1,35), a fim de cobrir alguns custos que os agricultores incorrer. "Você pode imaginar, é que o preço para desencorajar os comerciantes, com certeza, ele não pode ser", disse Ayubu 

Na semana passada, os comerciantes indianos alegaram que a Tanzânia tinha acabado de aumentar o seu preço por tonelada de US $ 900-1.000 vendidos no ano passado para US $ 1.500 - muito superior ao preço máximo de US $ 1.100 por tonelada.

Sr. Ayubu disse que o preço da castanha de caju não poderia ser aumentado até esse nível e que o governo havia atrelado o preço do quilo da castanha de caju a um dólar.

Por outro lado, ele observou que questões como a crise financeira global e da rúpia da Índia poderia causar problemas para o comércio de castanha de caju entre a Tanzânia e Índia.

Citando que o que vai mal no mercado mundial acerca de castanha de caju, afeta diretamente a importação indiana de castanha de caju in-natura e na Tanzânia exportação de amêndoas, como, até à data, as exportações da Tanzânia, para a Índia, foram apenas  Castanha de caju in-natura.

A diretoria do Conselho de Castanhas de caju Tanzânia (CBT), está planejando para resolver alguns desafios, incentivando os agricultores a aumentar a produção de castanha, substituindo velhas espécies, incentivando as pessoas a investir em indústrias de transformação de castanha de caju em casa, e expandir a produção de castanha de caju para outras áreas.

Fonte: The Citezen (Clique Aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !