Os alemães são conhecidos por ser um dos povos que mais viajam pelo mundo. Gostam de sol, praia e cultura. Com esse foco, o Ceará participa da Feira de Turismo Berlim
O estande
do Brasil chamada atenção. Com a localização privilegiada e uma
bela aplicação do verde e amarelo, o País promete ser destaque na
Feira Internacional de Berlim (ITB), que teve sua abertura ontem na
capital alemã. O ambiente é propício para que o Ceará seja bem
“vendido” aos germânicos. Governo do Estado e Prefeitura de
Fortaleza dividem um espaço para distribuir panfletos e informações
sobre a Terra do Sol.
Os alemães,
conhecidos por viajar muito pelo mundo, possuem 14 dias de férias
por ano. Em geral, procuram fugir do frio e fazer uma viagem longa.
Destino ainda desconhecido na Alemanha, a capital cearense quer mais
visitantes apreciadores do turismo cultural, de sol e de praia. Ao
sabor de baião de dois, camarão, castanha de caju e caipirinha,
cerca de 120 operadores de turismo e jornalistas especializados
emprestaram, nesta terça, sua atenção à Noite de Fortaleza em
Berlim. Foi uma tentativa de esquentar a fria capital alemã com o
calor da culinária e cultura nordestinas. O evento foi uma
realização da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor),
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e da Visit
Brazil Travel Association (VBRATA), uma organização sem fins
lucrativos, criada com o objetivo de divulgar o Brasil na Europa.
Patrícia
Encinas-Wirtz é especialista em turismo de grupos. Trabalha na
agência Miller, que vende destinos latino-americanos na Europa. Para
ela, é necessário argumentos além de sol e mar, já que o alemão
tem acesso a praias belíssimas na Grécia, por exemplo.
“O
alemão viaja muitas vezes por ano. Sempre viaja no inverno para
esquiar e sempre faz uma viagem longa. Para muitos é relaxar, uma
boa praia, um preço bom e uma boa conexão de voo, que a gente já
tem com a TAP (operadora aérea),” comentou Patrícia, em bom
português.
Ela
explicou que há muito interesse pela cultura brasileira. Citou uns
grupos que têm fechado para conhecer a vida de Lampião, folclórico
personagem do Nordeste. “Tem grupos com interesses especiais, mas
também tem muitas famílias que procuram 14 dias de sol”, disse.
Antes um
grande problema, Patrícia Encinas-Wirtz diz que a infraestrutura
local e quantidade de guias turísticos que falam alemão está sendo
resolvido. “Os roteiros estão melhorando também. O alemão
procura city tour, viagens pelo Interior, museus... ele não vai
viajar várias horas para ficar só em Fortaleza, mas entrar por
Fortaleza é ótimo”, comentou.
Promoção
“Oitenta
e cinto por centro dos nossos turistas são brasileiros. Uma grande
parte do mundo simplesmente não conhece o Brasil. Precisamos fazer
essa divulgação internacional”, argumentou a secretária do
Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar. A prefeitura direcionou, com
recursos próprios, R$ 330 mil na promoção da Capital.
O
jornalista viajou a convite da Setfor
O quê
ENTENDA A
NOTÍCIA
Na ITB,
operadores de turismo, agentes de viagem e jornalistas especializados
têm acesso a um imenso arsenal de destinos turísticos de todo o
mundo. Com 230 expositores, 180 países, o evento deve receber 170
mil pessoas.
Turismo
O
Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) criou um programa
para dar suporte promocional aos voos charters (fretados). Serão R$
8 milhões só este ano de 2012. Segundo Marcelo Pedroso, diretor de
mercados internacionais do Instituto, o objetivo é diversificar os
destinos deste tipo de voo no Brasil. Marcelo afirmou que o edital
com detalhes sobre a participação no projeto sai esta semana.
A
demanda turística de alemães via Fortaleza cresceu 44% em
seis anos. Passou de 10.080 visitantes em 2006, para 14.520 em 2011;
Em
termos globais, a chegada de turistas na Capital cearense
apresentou variação de 38,1% no mesmo período de seis anos,
passando de 2.062.493 turistas em 2006, para receber 2.848.459 ano
passado. O gasto dos visitantes deu um salto de 80,2% no período e
chegou a R$ 4,5 milhões em 2011.
“Estamos
na feira
em função do mercado mundial, mas é, sim, forte o mercado alemão
e interessante trabalhar com ele”, comentou Danielle Melo, gerente
do Prodetur Nacional- Fortaleza.
Fonte: Jornal O Povo (Clique Aqui!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante para nós, participe !