quinta-feira, 8 de março de 2012

CE é apresentado ao povo que mais viaja no mundo



Os alemães são conhecidos por ser um dos povos que mais viajam pelo mundo. Gostam de sol, praia e cultura. Com esse foco, o Ceará participa da Feira de Turismo Berlim





O estande do Brasil chamada atenção. Com a localização privilegiada e uma bela aplicação do verde e amarelo, o País promete ser destaque na Feira Internacional de Berlim (ITB), que teve sua abertura ontem na capital alemã. O ambiente é propício para que o Ceará seja bem “vendido” aos germânicos. Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza dividem um espaço para distribuir panfletos e informações sobre a Terra do Sol.
Os alemães, conhecidos por viajar muito pelo mundo, possuem 14 dias de férias por ano. Em geral, procuram fugir do frio e fazer uma viagem longa. Destino ainda desconhecido na Alemanha, a capital cearense quer mais visitantes apreciadores do turismo cultural, de sol e de praia. Ao sabor de baião de dois, camarão, castanha de caju e caipirinha, cerca de 120 operadores de turismo e jornalistas especializados emprestaram, nesta terça, sua atenção à Noite de Fortaleza em Berlim. Foi uma tentativa de esquentar a fria capital alemã com o calor da culinária e cultura nordestinas. O evento foi uma realização da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e da Visit Brazil Travel Association (VBRATA), uma organização sem fins lucrativos, criada com o objetivo de divulgar o Brasil na Europa.


Patrícia Encinas-Wirtz é especialista em turismo de grupos. Trabalha na agência Miller, que vende destinos latino-americanos na Europa. Para ela, é necessário argumentos além de sol e mar, já que o alemão tem acesso a praias belíssimas na Grécia, por exemplo.


O alemão viaja muitas vezes por ano. Sempre viaja no inverno para esquiar e sempre faz uma viagem longa. Para muitos é relaxar, uma boa praia, um preço bom e uma boa conexão de voo, que a gente já tem com a TAP (operadora aérea),” comentou Patrícia, em bom português.


Ela explicou que há muito interesse pela cultura brasileira. Citou uns grupos que têm fechado para conhecer a vida de Lampião, folclórico personagem do Nordeste. “Tem grupos com interesses especiais, mas também tem muitas famílias que procuram 14 dias de sol”, disse.


Antes um grande problema, Patrícia Encinas-Wirtz diz que a infraestrutura local e quantidade de guias turísticos que falam alemão está sendo resolvido. “Os roteiros estão melhorando também. O alemão procura city tour, viagens pelo Interior, museus... ele não vai viajar várias horas para ficar só em Fortaleza, mas entrar por Fortaleza é ótimo”, comentou.
 
Promoção


Oitenta e cinto por centro dos nossos turistas são brasileiros. Uma grande parte do mundo simplesmente não conhece o Brasil. Precisamos fazer essa divulgação internacional”, argumentou a secretária do Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar. A prefeitura direcionou, com recursos próprios, R$ 330 mil na promoção da Capital.
O jornalista viajou a convite da Setfor
 
O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Na ITB, operadores de turismo, agentes de viagem e jornalistas especializados têm acesso a um imenso arsenal de destinos turísticos de todo o mundo. Com 230 expositores, 180 países, o evento deve receber 170 mil pessoas.
Turismo


O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) criou um programa para dar suporte promocional aos voos charters (fretados). Serão R$ 8 milhões só este ano de 2012. Segundo Marcelo Pedroso, diretor de mercados internacionais do Instituto, o objetivo é diversificar os destinos deste tipo de voo no Brasil. Marcelo afirmou que o edital com detalhes sobre a participação no projeto sai esta semana.
 
A demanda turística de alemães via Fortaleza cresceu 44% em seis anos. Passou de 10.080 visitantes em 2006, para 14.520 em 2011;
 
Em termos globais, a chegada de turistas na Capital cearense apresentou variação de 38,1% no mesmo período de seis anos, passando de 2.062.493 turistas em 2006, para receber 2.848.459 ano passado. O gasto dos visitantes deu um salto de 80,2% no período e chegou a R$ 4,5 milhões em 2011.
 
Estamos na feira em função do mercado mundial, mas é, sim, forte o mercado alemão e interessante trabalhar com ele”, comentou Danielle Melo, gerente do Prodetur Nacional- Fortaleza.

Fonte: Jornal O Povo (Clique Aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !