sábado, 26 de novembro de 2011

Aproveitamento do caju na alimentação humana pode ajudar na renda familiar da zona rural


Alunos do IFCE de Limoeiro do Norte participam da capacitação


Mesmo no Ceará, estado produtor de caju, os produtores desconhecem a infinidade de pratos que podem ser elaborados a partir do pseudo-fruto. Isso porque a maioria das pessoas tem a cultura de comercializar a castanha, o pendúnculo é descatardo ou desperdiçado. Em outros casos vira ração para animais, embora possa ser aproveitada na alimentação humana. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (SENAR-CE), vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), desenvolve cursos de 40h/a sobre o aproveitamento do caju na alimentação humana em comunidades da zona rural.

A instrutora do Senar-CE, Valdiana Vitor, afirma que as pessoas não utilizam este alimento por falta de conhecimento. “Com o caju podemos produzir sopa, farofa de cuscuz, torta de caju, paçoca e muito mais”, afirma. Todas estas receitas são disponibilizadas às familias gratuitamente.
Curso pode contribuir para aumento da renda familiar

Após o curso, as pessoas que participam da capacitação pode comercializar o caju em forma de salgadinho, pastel, patê, bolos, e contribuir na renda familiar. “É uma boa opção, já que o Estado possui em abundância a matéria-prima que é o caju”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !