sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Cajucultor José Sérgio da Silva Ribeiro, Zé do Caju de Aracati (Aroeiras) e o Francisco Orlene Vieira de Sena se associam a ASCAJU e falam do setor

NOTÍCIAS DO CEARÁ

Produtores de caju de Aracati/CE filiam-se à ASCAJU


Inaugurando a adesão de Cajucultores a Associação dos Cajucultores do Estado do Ceará (ASCAJU), legítima representante dos produtores no Ceará, estiveram em nosso Stand os Cajucultores Sérgio da Silva Ribeeiro e Orlene Vieira dos Santos, do Distrito de Aroeiras, em Aracati/CE.

Ambos expuseram seus problemas e angústias em relação ao setor. De acordo com o cajucultor Sérgio da Silva Ribeiro, que possui 30 hectares, disse não saber ao certo o quanto produz por ano. Isso porque ao colocar todos os custos na planilha, a atividade se torna inviável. Segundo ele este é um fator que desanima os produtores cearenses de caju. Sérgio afirma que a indústria paga cerca de R$ 1,20 por cada quilo de castanha.

"Parte do lucro fica com o atravessador", denuncia Sérgio. Ele sugere o estabelecimento de um preço mínimo pelo Governo para garantir a viabilidade da atividade.

O produtor Francisco Orlene Vieira dos Santos, que também produz caju no Distrito de Aroeiras, em Aracati/CE, ressalta com desânimo que é a qualidade do produto que reduz o preço. Segundo ele, a indústria e os produtores de caju do Ceará devem andar lado-a-lado. O cajucultor reclama da falta de incentivo pela indústria e a falta de organização dos produtores. "Queremos a indústria como parceiro dos produtores, pois um setor precisa do outro".

Um comentário:

  1. Tanbem sou De Aroeiras e conheço os dois mesmo não estando mais lá sei dos problemas que essas pessoas passão diariamente.Eles merecem um pouco mais de Atenção.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para nós, participe !