sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Doença epidêmica ameaça plantações de caju do Ceará e do Piauí

Targino ao lado do Dr. Emilson, da Embrapa

Durante a reunião ordinária da Câmara Setorial da Cajucultura que aconteceu no dia 24 de novembro, no auditório do Fórum de Beberibe, o Dr. Emilson Cardoso, fez um alerta aos perigos do oídio que vem devastando as plantações de caju no Estado. De acordo com ele, o produtor deve observar em sua plantação de caju o surgimento de um pó branco, que depois se tornam manchas cinzas-escuras, associadas às manchas deformantes do limbo.

Doutor Emilson Cardoso é um especialista no assunto, ligado à Embrapa Agroindustria Tropical, e destaca que esta é uma doença epidêmica que causa sérios danos a população de cajueiros. O fungo também ataca as plantações de caju de países da África, no entanto no caju brasileiro os sintomas são diferentes do que são relatados nos países africanos. No Ceará as primeiras aparições aconteceram, em 2007, e também no Piauí, tornando-se uma epidêmia nos anos seguintes.

O técnico da Ematerce, Targino Bonfim, destaca que a doença está bastante avançada no Sul do Estado. O órgão, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), estuda um tratamento à base de enxofre. Enquanto a solução não chega, Targino sugere que os produtores realizem podas, deixando sempre bem limpas as plantações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !