domingo, 8 de janeiro de 2012

Exportação da castanha de caju, em Moçambique, incrementará USD 145,5 milhões em 2020

Notícias de Moçambique



Jornal A Verdade


Destaques - Economia
Escrito por Correio da Manhã   
Sexta, 06 Janeiro 2012 11:34

A receita resultante da exportação da castanha de caju, em 2020, deverá ser aumentada em cerca de 145,5 milhões de dólares norte-americanos, contra os actuais cerca de 57,4 milhões de dólares encaixados por Moçambique.

No período em análise, aquele produto tradicional nas exportações moçambicanas deverá ter como receita o correspondente a 202,9 milhões de dólares norte-americanos, segundo o Instituto de Fomento do Caju (INCAJU).

Em termos dos níveis de incremento da produção deste produto, o INCAJU estima que passarão das actuais 112 mil toneladas de castanha para cerca de 181,6 mil toneladas, em 2020, níveis a resultarem do decorrente trabalho de introdução e adaptação de novos clones de plantas nas zonas com elevado potencial genético e socioeconómico do cajual.

União Europeia

Entretanto, por recomendação da União Europeia, a comercialização da castanha de caju para aquele mercado passa, a partir de 2012, a ser feita mediante emissão de certificado de quantidade e qualidade por aquela comunidade de países e pelas Alfândegas de Moçambique, de acordo ainda com o INCAJU.

Presentemente, a exportação deste produto está a ser assegurada por 23 unidades fabris activas em Moçambique “e há espaço para instalação de novas fábricas do género no país”, realça aquela instituição dependente do Ministério da Agricultura.

Aquelas unidades produtivas projectam aumentar a sua capacidade de processamento para cerca de 100 mil toneladas/ ano, a partir de 2020, contra o actual volume de 38 mil toneladas/ano.

Os portos de Maputo, Beira, Quelimane, Nacala, Pemba e Mocímboa da Praia são infra-estruturas de saída do produto para o mercado externo que estarão disponíveis para apenas “empresas que tenham comprovadamente contribuído para o aprovisionamento da indústria nacional da castanha de caju”, realça fonte documental do INCAJU em poder do Correio da manhã.

Frisa-se, entretanto, que arrancou esta semana o período de exportação da castanha de caju 2011/2012, produzida com base em tecnologias modernas geradoras do produto de maior qualidade.

Fonte: Jornal A Verdade (Clique Aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !