sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PRAGA DO OIDEO PODE REDUZIR PRODUÇÃO




 O Presidente da Câmara Setorial da Cajucultura Alderito Oliveira, que assumiu semana passada o posto, em substituição ao produtor João Batista Pontes, representa o segmento industrial e disse que a Câmara tem de imediato duas missões pela frente. A primeira delas é elaborar seu planejamento estratégico para 2012 e a segunda  é concluir um programa em elaboração  com vistas a política de revitalização da cajucultura focado nos próximos 20 anos, atendendo inclusive a sugestão do governador Cid Gomes que esteve reunido ano passado com os representantes da Câmara.
                 Alderito Oliveira  ressaltou porém que a cajucultura tem um problema urgentíssimo a resolver que é a questão da praga do oideo no cajueiro. Segundo ele, a Embrapa Agroindústria Industrial já atestou um produto químico a base de enxofre, para combater a doença, mas o mesmo não foi  registrado pelo  Ministério da Agricultura , Pecuária e Abastecimento(Mapa).  . A Câmara Setorial solicitou a superintendente  do MAPA  no Ceara, Maria Luiza Rufino, que já encaminhou oficio solicitando ao Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas daquele Ministério o registro emergencial do referido produto. Conforme disse a representante do MAPA, “ esse registro é de grande importância para a cajucultura nordestina, que se encontra em pleno declínio, em que um dos fatores é o ataque do oideo. È um problema social imensurável, haja vista a quantidade de agricultores familiares que cultivam o caju e a grande mão-de-obra absorvida no manejo da cultura e na sua industrialização, além de representar aumento nas importações de caju “in natura” com origem africana.   

          O Presidente da FAEC, Flávio Saboya sugeriu a realização de um grande encontro comandado pela Câmara Setorial do Caju, com a participação de produtores,empresários  para traçar os rumos da cajucultura cearense. Comunicou ainda que a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil(CNA), abriu um novo canal de comunicação com a presidente da Republica Dilma Roussef e que uma de suas metas é incluir o médio produtor rural nos programas governamentais que contemplam o pequeno produtor.  Já o secretário de Agricultura de Horizonte, Francisco José Sousa, que também compõe a Câmara Setorial comunicou que em fevereiro será realizado em Horizonte a I Conferencia da Assistência Técnica, oportunidade para debater o tema.


 Fonte: ATT. ASESSORIA IMPRENSA DO SISTEMA FAEC / SENAR - CE
Jornalista Responsável: Silvana Frota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !