segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Potencial de produtos do Piauí poderia ser melhor aproveitado, diz economista

Notícias do Piauí


domingo, 29 de janeiro de 2012 • 09:51


Por Nayene Monteles

Apesar dos avanços no saldo da balança comercial do Piauí de 2010 para 2011, em que houve um aumento de 22,7% nas exportações, os produtos típicos do estado poderiam ser melhor aproveitados. É o que afirma o economista da Fundação Cepro, Manoel Moedas. 

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o Piauí encerrou o ano de 2010 com um déficit de aproximadamente 60 milhões de dólares. Já de janeiro a dezembro do ano passado, o saldo da balança comercial foi positivo, com um superávit de mais de seis milhões de dólares. 

“O saldo da balança comercial é positivo quando as exportações são maiores que as importações. Enquanto que em 2010 compramos mais que vendemos, no ano passado foi o contrário”, explica Manoel. 

No entanto, o economista afirma que o potencial de exportação de produtos típicos do estado poderia ser melhor aproveitado. A castanha do caju, por exemplo, que era considerado um dos fortes produtos de exportação não ficou entre os três primeiros na pauta de vendas este ano. Segundo Manoel, o estado do Ceará exportou no ano passado mais castanha de caju do que todas as exportações do Piauí no mesmo ano. 

“Até alguns anos atrás a castanha de caju era um dos principais produtos de exportação. O Ceará exportou muito mais, sendo que não é o forte do estado. A questão ainda mais intrigante é que o cearense pega a castanha aqui, leva para lá, beneficia, industrializa e exporta”, explica o economista. 

Manoel acredita que a falta de indústrias que realizem o processamento da castanha de caju no Piauí é o principal entrave para o beneficiamento do produto. Para ele, uma das soluções seria a união das iniciativas pública e privada. “Se tivesse investimento privado e público poderíamos ter indústrias que beneficiassem a castanha e aumentaríamos as exportações”, avalia.

Ainda para o economista, apesar das exportações do grão de soja ter aumentado em 100%, sendo o principal produto da pauta de exportações do Estado em 2011, há ainda questões a serem melhoradas. Ele explica que o Maranhão não tem tanta plantação de soja como o Piauí e exportou cerca de 590 milhões de dólares do produto no ano passado. Um valor bem acima do Piauí, que exportou 90 milhões. 

“Há ainda a suspeita de que uma parte do grão de soja exportado do Maranhão saia daqui, porque eles não têm tanta plantação quanto o nosso estado”, acrescenta. 

O mesmo acontece com o mel, que fechou o ano de 2011 como o terceiro produto na pauta de exportações do Piauí. “O mel daqui rendeu cerca de 11 milhões de dólares, sem dúvida um avanço,  mas o Ceará rendeu quase isso também, sendo que eles nem tem tanta tradição assim com o produto. Ainda mais se levarmos em conta que a gente é o 2º maior produtor de mel do país”, finaliza.

Fonte: Portal AZ (Clique Aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !