quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Polpa e castanha se completam




… e fornecem os nutrientes fundamentais para a saúde!
Vitamina Cfibras caretenóides. São essas a substâncias presentes no caju que mais beneficiam a saúde. A fruta possui 5 vezes maisvitamina C que a laranja e só está atrás da acerola e do camu-camu.
Por isso, o caju fortalece o sistema imunológicoprevine infecções,combate alergias de pele cansaço.
Pelas cores da polpa, é possível perceber a ação anticancerígena: de casca amarela e avermelhada possui batacaroteno licopeno, duas substâncias capazes de prevenir os câncer de pulmão e de próstata, respectivamente. Já as fibras contribuem para o bom funcionamento do intestino, proporcionando boa digestão.
Da fruta, até a castanha…
…pode ser aproveitada! E não é só para não desperdiçar. A castanha do caju é rica em minerais,vitaminas E do complexo Bproteínascarboidratos fibras. Se consumida moderadamente, a castanha contribui para manter a saúde de ossos e músculosfornecer energia paras as atividades diárias, melhorar a digestão  e até regular o nível de colesterol ruim (LDL) no sangue, pois possui ácidos graxos poliinsaturados.
As castanhas podem ser consumidas no café da manhã ou lanche da tarde, até 3 unidades por dia. Elas oferecem grande parte da quantidade diária recomendada de magnésio. Esse mineral contribui no controle do nervosismodepressãocansaço  e fraqueza. Para prepará-las, asse-as, no forno, até torrar levemente. Prefira consumi-las sem sal.
Dica de consumo Os sucos são boa opção para quem não suporta o sabor adstringente do caju! Consuma-os logo após o preparo, para aproveitar ao máximo os nutrientes da fruta.

Cada 100g da fruta contém:
Calorias43kcal
Carboidrato10,3g
Proteína1g
Fibra Alimentar1,7g
Lipídeos0,3mg
Magnésio10mg
Fósforo16mg
Potássio124mg
Cálcio1mg
Sódio1mg
Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO
 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.
Fonte: O Poder das Frutas (Clique Aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !