terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cadeia Produtiva da Cajucultura -

Notícias do Rio Grande do Norte


Luis Gonzaga Araújo, faz um belo comentário...


Parabéns !


Aqui no Ceará também padecemos...


26/12/2011 21h47



Conceitos
A cadeia produtiva é o conjunto de componentes interativos, incluindo os sistemas produtivos, fornecedores de insumos e serviços, indústrias de processamento e transformação, agentes de distribuição e comercialização, além de consumidores finais. Objetiva suprir o consumidor final de determinados produtos ou subprodutos (CASTRO, 2000). O autor ainda argumenta que o conceito de cadeia produtiva foi desenvolvido como ferramenta de visão sistêmica. Parte da premissa de que a produção de bens pode ser representada como um sistema em que os diversos atores estão interconectados por fluxos de materiais, de capital e de informação, com o objetivo de suprir um mercado consumidor final com os produtos do sistema.
Andrade (2002) define a cadeia produtiva como uma representação esquemática da sequência de transformações dos recursos econômicos em bens e serviços. Nela estão os vários setores da economia, destacando-se os fluxos de matérias-primas, bens semiacabados e bens finais movimentando-se até o consumidor, e os fluxos monetários e de informações movimentando-se até o início da cadeia, geralmente até o setor agropecuário. 
O funcionamento adequado de uma cadeia torna-se de fundamental importância para a sustentabilidade da atividade. Aos componentes da cadeia produtiva exige-se relacionamento interativo de forma confiável que possibilite atingir os objetivos dos envolvidos. Dentro do sistema de cadeia produtiva não há espaço para interesses comerciais com benefícios isolados. Portanto, os agentes devem agir integrados, de forma que o desenvolvimento das operações preliminares (a partir da matéria-prima) de cada um se processe em produto final de interesse e que satisfaça o consumidor.
Castro (2000) argumenta ainda que o conceito de agronegócio seja muito amplo e nem sempre adequado para a formulação de estratégias setoriais, principalmente quando se trata de promover a gestão tecnológica ou de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D. Por isso, o conceito foi desenvolvido adicionalmente, para criar modelos de sistemas dedicados à produção, que incorporassem os atores antes e depois da porteira. Daí nasceu o conceito de cadeia produtiva, como subsistema (ou sistemas dentro de sistemas) do agronegócio. 
Ao fazer uma relação com a cajucultura, alguns autores entendem que a cadeia produtiva como um processo de agregação de valor, envolve atividades de produção, industrialização e comercialização, e sua competitividade depende fundamentalmente da habilidade em superar gargalos tecnológicos e não tecnológicos que estão elevando os seus custos e limitando a implantação de melhorias nos atributos de qualidade que o mercado mais valoriza.
Silva (2005), ao analisar o conceito de cadeia produtiva de produtos agrícolas, entende que a atividade possibilita: 
1) visualizar a cadeia de forma integral; 
2) identificar as debilidades e potencialidades; 
3) motivar o estabelecimento de cooperação técnica; 
4) identificar gargalos e elementos faltantes e; 
5) certificar dos fatores condicionantes de competitividade em cada segmento.
Sob a ótica de cada participante, a maior vantagem da adoção do conceito está no fato de permitir entender a dinâmica da cadeia, principalmente, em compreender os impactos decorrentes de ações internas e externas.
O agronegócio tem demandado constante aprimoramento das cadeias produtivas. 
Neste cenário, por exemplo, podem ser estabelecidas metas visando: 
a) promover o aprimoramento dos métodos de produção e comercialização; 
b) identificar e desenvolver novos serviços e funções para uma dada commodity, 
c) promover inovações nas atividades agrícolas e; 
d) gerenciar os métodos de controle de qualidade. 
Por isso, é dada a importância da atividade exercida pela cadeia produtiva como sendo de fundamental para o estabelecimento do agronegócio.
A cadeia produtiva da cajucultura do Rio Grande do Norte está aquém se comparada com os conceitos anteriormente mencionados. Precisa avançar sob pena de comprometer, em curto prazo, a sustentabilidade da atividade.O detalhamento do impasse será mostrado no capítulo seguinte.
Fonte: Portal Mercado Aberto (Clique aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !