domingo, 11 de dezembro de 2011

Uma nova capacitação para o desenvolvimento rural

O Dr. Polann Lacki de uma forma esclarecedora e acessível mostra o que devemos fazer !

Acho que nós produtores, técnicos e industriais, todos da Cadeia produtiva do Caju, deveríamos ter acesso aos seus artigos que orientam de como tratar da agricultura

Veja seu site:  Polan Lacki (Clique aqui !)

Eis um de seus artigos 


Gastar em atividades ou investir em resultados?


Problematizar as soluções ou solucionar os problemas?

                                                                                     Polan Lacki e Luis Marcenaro


****O desenvolvimento rural depende muito mais da adequada capacitação dos agricultores do que da abundância dos seus recursos; muito mais de insumos intelectuais do que de insumos materiais; muito mais de "como fazer'' do que de ''com o que fazer''.

****A maioria dos problemas dos agricultores podem ser resolvidos por eles mesmos com a condição de que recebam uma capacitação técnico-empresarial orientada a obter resultados econômicos e não apenas a executar atividades; uma capacitação mais comprometida em solucionar os problemas que em problematizar as soluções.

****A solução mais realista para os problemas da agricultura latino-americana é a eficiência tecnológica e gerencial dos agricultores e a fortaleza organizativo-empresarial das suas comunidades.

****Estes dois requisitos permitem compensar, em boa medida, a escassez de recursos materiais e financeiros dos agricultores e a insuficiência de apoio governamental.

Antecedentes deste artigo: Antes de ser redigido na sua versão final este artigo foi submetido à análise crítica de especialistas vinculados às mais importantes instituições relacionadas com o desenvolvimento rural latino-americano, através de uma consulta eletrônica informal. Aproximadamente 230 dos profissionais consultados contribuíram com críticas e sugestões as quais, na medida do possível, foram incorporadas a esta versão definitiva. Os seus autores agradecem por estas contribuições, reconhecendo, no entanto, que eventuais debilidades do artigo são de sua exclusiva responsabilidade não comprometendo os referidos colaboradores nem a FAO.

Os problemas externos às propriedades rurais não podem ser ignorados.

Os produtores rurais tem razão em criticar:

---Aos intermediários, agroindustriais e hipermercados porque muitos lhes impõem condições verdadeiramente cruéis na aquisição dos seus produtos, esquecendo-se que são estes os que iniciam e fazem possível a cadeia agroalimentar de agregação de valor na qual eles participam.

---Aos seus próprios governos porque não os protegem nem assumem a tarefa de contribuir a criar as condições mais adequadas para a maior competitividade do setor.

---Aos governos dos países desenvolvidos que praticam uma competição desleal nos mercados internacionais, gerando piores condições aos produtores do terceiro mundo.

Mas.....devemos priorizar as soluções que estão ao nosso alcance


No entanto, sejamos realistas, nas últimas décadas as queixas e os protestos dos agricultores latino-americanos produziram resultados decepcionantes. Por esta razão eles deverão substituí-los por uma atitude mais construtiva, encarregando-se eles mesmos, de solucionar os seus problemas; porque eles dificilmente serão resolvidos pelos seus governos ou pelos outros integrantes das cadeias agroalimentares; pois estes últimos intervém nas referidas cadeias com o propósito de ganhar dinheiro e não de solucionar os problemas dos produtores rurais. Ante esta realidade, os próprios agricultores terão que corrigir as suas ineficiências produtivas. Também terão que organizar-se para assumir um maior protagonismo em toda a cadeia agroalimentar  porque são estas duas distorções, ineficiência produtiva e falta de organização grupal e comunitária, ambas corrigíveis por eles mesmos, as principais causas elimináveis da falta de rentabilidade e de competitividade do setor rural. (ler mais ? Clique aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !