sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Entrevista com a Senadora Kátia Abreu, desmistificando o Código Florestal

Valor Online – 08/12/2011
"Foram mais de 15 anos de ditadura do IBAMA"
André Borges
A senhora está satisfeita com o texto aprovado pelo Senado?

Kátia Abreu responde à Minc: Meio ambiente não é religião, não é dogma, não é reserva de mercado
                                                           
Kátia Abreu: "Ninguém mais vai tratar de meio ambiente no Brasil como um dogma"

A SEGUIR, OS PRINCIPAIS TRECHOS DA ENTREVISTA DA SENADORA KÁTIA ABREU (PSD-TO):

VALOR: A senhora está satisfeita com o texto aprovado pelo Senado?

KÁTIA ABREU: Estou feliz com o marco que estamos vivendo, é uma quebra de paradigma muito importante para o país. Sofremos por mais de 15 anos nas mãos de uma ditadura feita por uma minoria do Ministério do Meio Ambiente, do CONAMA e do IBAMA. Os agricultores não tinham voz, era voto vencido e suas palavras eram motivo de deboche. Meu sentimento de alegria não se deve à ideia de ganhar uma votação no Senado. Acredito que foi feito o que precisava ser feito. Tivemos a sorte de os parlamentares estarem antenados com o assunto, todos quiseram participar.

VALOR: Como avalia a reação internacional, principalmente das ONGs ambientalistas, em relação ao texto?

KÁTIA: A verdade é que acabaram os dias em que só ambientalistas e ONGs internacionais comandavam esse assunto como uma procissão. Ninguém mais vai tratar de meio ambiente no Brasil como um dogma ou religião. E sei que isso deve ser desesperador para essas pessoas, afinal foram muitos anos de comando absoluto. Agora estamos saindo da verdade absoluta e partindo para um debate democrático.

VALOR: Houve mudança na postura do Ministério do Meio Ambiente?

KÁTIA: Eu tenho que reconhecer que, embora a ministra Izabella Teixeira não tenha concordado com algumas de minhas ideias - é claro que ela não é obrigada a concordar -, ela foi importante nesse processo. Essa mudança de condução do debate derrubou a tese de que, se o ministro do Meio Ambiente não fizer tudo o que os ambientalistas querem, não é um bom ministro. É o mesmo que dizer que o ministro da Agricultura tem que atender 100% do que os agricultores querem. Essa ideia acabou. Na Inglaterra, o ministério do Meio Ambiente e da Agricultura é um só. Não há possibilidade de tratar uma coisa sem se atentar para a outra.

VALOR: A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva criticou o texto aprovado pelo Senado.

KÁTIA: Você já viu algum criador querer matar a sua criatura? Foi ela quem construiu todo esse imbróglio. A ex-ministra Marina Silva é quem gerou todo esse desentendimento artificial. Ela é protecionista, mas eu acredito no desenvolvimento sustentável. A verdade é que a ex-ministra perdeu os argumentos e, inclusive, o apoio do Congresso, porque é impossível o diálogo com uma pessoa que pense como ela.

VALOR: Que avanços a senhora destaca do texto aprovado pelo Senado?

KÁTIA: O cômputo da reserva legal com a APP [área de proteção permanente] é um avanço. Imagine que você tenha uma fazenda com um rio, onde a sua APP é tão larga que chega a consumir 30% de sua fazenda. Pela regra anterior, você ainda tinha de deixar mais 20% de área para reserva legal, ou seja, metade da fazenda ficava inviabilizada. Unir o somatório disso e poder ter escalas de 80%, 50% 35% e 20% foi um grande avanço. A decisão de transformar as multas em serviços ambientais também foi extraordinária.

VALOR: A decisão de anistiar desmatadores tem sido muito criticada.

KÁTIA: Querem colar essa ideia de anistia, mas isso não é verdade. Seria anistia se tudo estivesse perdoado. Teremos de recompor áreas por um erro cometido. As regras determinam a recomposição do mesmo bioma, não necessariamente no mesmo Estado. Isso, aliás, vai dar o que falar. Imagine a situação do pampa gaúcho. Como é que aquele bioma será recomposto em outro Estado? Além disso, nós deveremos perder 30 milhões de hectares em área de produção, se tudo for cumprido à risca. Isso significa R$ 40 bilhões. Isso não é prejuízo para os agricultores?

VALOR: A senhora acredita em possíveis vetos pelos deputados?

KÁTIA: Acho que não será um debate fácil. Essa régua de que a área de mata ciliar de qualquer rio tem que ser recomposta entre 15, 30 e até 100 metros é um negócio que não tem como virar realidade. Muita coisa não há como reverter, temos que pensar no que será feito daqui para frente. Acho que é um ponto difícil de ser aceito na Câmara e complicado para os pequenos produtores cumprirem à risca.

VALOR: Acredita que um texto final seja enviado à presidente ainda neste ano?

KÁTIA: Acredito que todos estão com a consciência de que é preciso levar algo para casa. Por isso estou muito confiante na aprovação do código. Temos um marco inicial, há muitas regras e regulações que podem ser feitas depois. Vamos respeitar o momento e aquilo que foi possível obter. Não há verdade absoluta nessa discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !