sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Senador Wellington Dias defende cooperativismo como modelo de produção socialmente justo

Notícias do Piauí


02/12/11, 14:38







O Senador Wellington Dias (PT-PI) defendeu o cooperativismo como sistema produtivo socialmente justo. Ele informou, em Plenário, nesta sexta-feira (2), que experiência no Piauí com centrais de cooperativas de pequenos produtores de mel orgânico se tornou a segunda maior base industrial de mel da América e tirou cerca de 70 mil pessoas da pobreza. O modelo, ressaltou, é estudado pela Universidade americana de Harvard.

Além das cooperativas produtoras de mel, informou Wellington Dias, o Piauí, com apoio do governo federal e de associações de produtores, implantou cooperativas de produtores de caju e, em breve, será instalada a da cadeia produtiva do pescado.
Na avaliação do senador, o cooperativismo é a forma ideal para dar oportunidade aos pequenos produtores de competir no atual mercado globalizado. O governo brasileiro, sugeriu, deve olhar para a experiência do Piauí e adotá-la em todo o país.

- Como é que esse negócio interessa aos americanos e não interessa ao Brasil? - questionou o senador.

Também em defesa do cooperativismo o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), em aparte, argumentou que os sistemas de produção capitalista e socialista já provaram ser ineficientes no que se refere à constituição de uma sociedade igualitária. O senador disse que a Organização das Nações Unidas (ONU) já manifestou apoio a esse sistema como alternativa importante para combater a fome no mundo. O tema, informou, será discutido na Conferência Rio+20, a ser realizada no próximo ano no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !